segunda-feira, 18 de maio de 2009

MPF muda opinião pública. Será?


Esse Ministério Público Federal se incomoda com tanta besteira que, a primeira impressão que se tem é de que a justiça do Brasil vai muito bem, obrigada. A última do MPF de São José dos Campos (interior de São Paulo), foi ter comunicado, na última sexta-feira (15), que entrou com uma ação civil pública por danos morais contra a AmBev e a agência de propaganda, África, pelo comercial da Brahma que tem Ronaldo como o garoto propaganda.

Eles alegam que o comercial "fere o Código de Autorregulamentação Publicitária e desrespeita o princípio da responsabilidade social e induz as pessoas, em especial os mais jovens, a consumirem a bebida alcoólica".
O Código em questão impõe que a publicidade de cerveja seja estruturada de forma socialmente responsável, difundindo a marca e características do produto.
Na visão do procurador, autor da ação, o filme não se preocupa em difundir sua marca, mas em associar o sucesso e a volta por cima de Ronaldo ao fato de ele tomar Brahma.

Eu já não gostava dessa repressão aos comerciais de bebida alcoólica: que não devem aparecer tomando a bebida, que não podem ser veiculados durante o dia, essas coisas. Aí querem vetar um VT só porque o cara aparece segurando um copo e dizendo "sou brahmeiro". Ta. Então quer dizer que isso vai induzir o consumo da bebida? Quem é a criatura que vai ver esse comercial e dizer "poxa, vou tomar Brahma e fazer sucesso igual a Ronaldo"?
Ou então, o cara se machuca na pelada aí, ao invés, de pedir gelo ou analgésico, vai tomar uma brahma , voltar pra campo e fazer um golaço.
Ora, façam-me o favor.

Aí agora, o fenômeno não aparece mais segurando o copo e ao invés de "sou brahmeiro", ele fala "sou guerreiro". Pronto. Agora sim, todos os prováveis problemas que a publicidade poderia causar foram resolvidos. Ninguém mais vai beber ou vai beber menos, por que Ronaldo não pega mais no copo e nem fala que é brahmeiro.

Eu, mesmo, vou deixar de beber. Nunca mais!

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