domingo, 31 de maio de 2009

A expectativa do anunciado

O povão de Natal vive a expectativa do anúncio oficial das sub-sedes da Copa do Mundo de 2014 no Brasil. A nossa cidade já foi dita como escolhida pelo colunista Ancelmo Gois, de O Globo e reproduzida aqui neste blog.

Porém, o "prego batido e ponta virada" só acontece hoje, logo mais, às 15h. Telão instalado em Ponta Negra, um monte de político que outrora criticavam o projeto e, depois que viram que era possível, resolveram aparecer a qualquer custo. Afinal, um evento dessa grandeza é um palanque pra partido nenhum botar defeito.

A minha opinião? É a mesma. Sempre quis que minha terra pudesse ser palco de uma partida da Copa do Mundo, mesmo que seja entre Togo x Azerbaijão (ou seleções não muito além desse porte). Porém minha maior preocupação sempre foi com a ousadia do projeto e a sua conservação pós copa do mundo.

Derrubar toda àquela área do Machadão, kartódromo e centro administrativo para a construção de um mega complexo esportivo, incluindo shoppings, edifícios comerciais e residenciais, centros administrativos e lagoa artificial. A idéia é fazer um “mini” Parque do Ibirapuera, em Sampa ou algo como a Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio. Um espaço para se tornar uma opção de lazer para a população.
E aí ficam as perguntas: quem será responsável pela manutenção desse audacioso projeto após a copa? Será que as empresas responsáveis irão zelar o mega estádio Arena das Dunnas durante os próximos 20 ou 30 anos (período previsto para a parceria)? E as partidas realizadas em tal arena? Alecrim x São Gonçalo (válido pelo estadual) ou o América que quando muito, leva 10.000 pessoas a um jogo contra um bom adversário e com o time local jogando bem, válido pelo Brasileiro. Será que mesmo com esses inexpressivos públicos e jogos sem a grandeza do estádio que terá capacidade para 45 mil expectadores, ele se manterá erguido, belo e com a manutenção adequada?
Sinceramente, não sei responder nenhuma dessas perguntas. Se alguém souber, por favor, que me avise.

Enfim, fica a minha torcida para que, embora já anunciado, na divulgação oficial Natal esteja entre as 12 sedes escolhidas. E que as PPPs realizadas possam tomar conta do complexo pelo tempo acordado no contrato. Potencial turístico, hospitaleiro, rede hoteleira e boa localização do estádio e geográfica, nós temos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário